Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2008

Proposta de um novo terminal - praça João XXIII

Imagem
Surge a nova estrutura do terminal: Pilares em aço, colocados de maneira ritmica, suportando a cobertura que desce até o leito carroçavel, formando um brise-soleil. A praça ganha novo desenho a partir da retirada do antigo terminal para a proposta do novo. Detalhe das estruturas duplas, assentadas em distâncias de 10 metros, ritmicamente alinhadas. A vegetação de grande porte existente na praça permanece nas laterais do terminal. Uma vista de topo com a insolação da tarde, 16:00 horas. Esta vista geral da praça setoriza abaixo o terminal, no centro encontra-se o espelho d'agua e ao seu lado o palco livre, na lateral esquerda do terminal edifica-se os banheiros e ao lado o pergolado, conduzindo ao grande calçadão da área comercial. O destaque fica para a grande proteção que o terminal ofereçe ao usuário do transporte coletivo.

Caminhos da praça João XXIII

As cenas da praça do terminal de Santa Bárbara d'Oeste, são caminhos percorridos por qualquer usuário que ali transite, os obstáculos encontrados demonstram a necessidade de um novo projeto que privilegie pelas passagens e acessos. Curta o som dos Stones em let go.

Praça João XXIII, foto montagem

Imagem
Algumas passagens criticas existem nessa praça, alguma delas demosntram possíveis mudanças em novos projetos. De repente será que uma barreira impediria a passagem?

Praça João XXIII

Imagem
Essa é a praça João XXIII de Santa Bárbara d'Oeste - SP. Para a disciplina de projeto de paisagismo, propostas surgiram para o local. Um detalhe da proposta para a nova praça João XXIII: Espelho d'agua, palco livre todo em concreto "Brutalismo", grande pergolado como grande corredor de proteção, novos pisos, novo terminal em estrutura de aço garantindo o abrigo dos usuários do transporte coletivo, espécies de árvores de grande e médio porte estão incluidas no projeto bem como a permanência de algumas espécies já existentes no local.

Trabalho de conforto Ambiental I

Imagem
Essa maquete é uma proposta toda voltada para o conforto ambiental, possue teto jardim, células fotovoltaicas para auxiliar no recebimento de energia elétrica, teto solar para aquecimento da água, foi toda pensada para receber iluminação e ventilação natural entre outras específicidades que podem ser conferidas no site: http://www.eletrosul.gov.br/casaeficiente/br/home/index.php Para a disciplina, usando o modelo dessa residência, fiz sua montagem no cad e passando para o vizrender escolhi os materiais. Paredes de tijolos à vista, piso e jardineiras de piso hidráulico. Com a iluminação artificial há o destaque da porta de vidro e da escada.

Para a cidade de Araras, nova APP (área de preservação permanente).

Imagem
Na disciplina de meio ambiente e paisagem II, o trecho do encontro do ribeirão Araras com o ribeirão das Furnas estava crítico, com relação a APP. Os pontos de mudança vão desde a retirada de via expressa em margem de APP e em início de morro, retirada de edifícios em área de inundação, restauração e ampliação de ciclovia já existente, muita vegetação a ser implantada no local. A proposta foi a criação de uma grande área de lazer com seus equipamentos próprios como quadra de basquete, vôlei, tênis, campo de futebol, quiosques, playground. Na área de APP muita mata nativa, árvores de grande e medio porte e a criação de trilhas. Na área de morro, grandes árvores possibilitarão prática de arborismo devidamente monitoradas. A via expressa retirada, será suprida pela via expressa de mão dupla construída com a retirada de alguns edifícios construídos em áreas de inundação e que possibilitarão melhor APP.

Farnsworth House

Imagem
Mais uma grandiosa obra de Mies Van der Rohe, uma residência construída em Chicago, no plano Illinóis do lado do Fox River. O arquiteto elevou o pavilhão 1,5 metros da planície aluvial, planando o edifício no contexto natural. O edifício de paredes de vidro se integra a paisagem. Interessante notar que o mobiliário fazia a divisão de ambientes

A proposta foi criar uma estrutura para suportar uma cobertura

Imagem
A idéia: um grande pilar cilindrico onde cabos pudessem sustentar a cobertura horizontalmente. Conforme o tamanho padrão da cobertura a estrutura precisaria ser de grandes proporções, gerando um pilar de 25 metros. Surgiu então um mega galpão... Detalhe da cobertura, vista de topo. As fotos são maquetes digitais finalizadas no vizrender.